O CEGO DE JERICÓ



Marcos 10 – 46 a 52

“46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.
  47 Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
  48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.
  49 Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
  50 Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.
  51 Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja.
  52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho”.

O texto conta a historia de um homem cego que mendigava na estrada que passava por Jericó, caminho quase que obrigatório  a todos que  iam a Jerusalém. Jesus  como todo judeu estava indo a Jerusalém para celebrar a Páscoa, e ao passar por Jericó ouviu um clamor que vinha do meio da multidão que o seguia. Aquele clamor chama a atenção de JESUS não só pela forma que era feito, mas também pela incistência, quanto mais a multidão tentava abafar aquele clamor mais forte ele se tornava e isso chamou a atenção de JESUS.  
Quem estava clamando era um homem cego que mendigava todos os dias  naquele local à beira da estrada, era chamado de Bartimeu pelas pessoas daquela região. Quando Bartimeu descobre que quem estava passando por ali era JESUS, o Nazareno começa a clamar: - “JESUS filho de Davi te compaixão de mim”. Bartimeu era judeu e sabia exatamente quem estava passando por ali, sabia que era o MESSIAS que  muito foi anunciado pelos antigos profetas e pregado por João Batista. Jericó era uma cidade de grande movimento devido a sua localização, muita gente passava por aquela estrada onde Bartimeu mendigava, e como mendigava na estrada, certamente ouvia todos os tipos de conversas, inclusive sobre o que JESUS estava fazendo. Por isso quando descobre que ELE estava passando ali começa a clamar em alta voz e o seu clamor chega aos ouvidos do SENHOR


TRÊS LIVROS TRÊS HISTORIAS

A bíblia nos dá  poucos detalhes sobre esse homem, seu pseudônimo é citado apenas no livro de Marcos e é ocultado em Lucas e Mateus. Quando lemos sua história nos três evangelhos percebemos que os autores a descrevem com algumas diferenças, e a mais aparente, é que no livro de Mateus é relatado sobre dois cegos e nos livro de Marcos e Lucas os autores contam como sendo um cego.Essa diferença é devido ao fato de que cada livro foi escrito e direcionado a uma comunidade  ou pessoa.. O livro de Mateus foi escrito para os judeus, seu escrito esta descrevendo fatos e valores relevantes a cultura daquele povo, o mesmo aconteceu com o livro de Marcos só que destinado ao povo romano. Quanto ao livro de Lucas foi escrito e endereçado a uma pessoa, um homem chamado Teófilo. Existem algumas divergências quanto a quem foi  Teófilo, acre dita-se que era um oficial Romano e de nacionalidade grega, o que leva a dizerem que o livro de Lucas foi escrito aos Gegos ou aos gentios.


         QUEM FOI BARTIMEU

Como já foi dito a Bíblia nos da poucos detalhes sobre esse homem, o Evangelho segundo Marcos é o que oferece mais informações sobre ele. Ao ler o livro descobrimos que era chamado de Bartimeu, era judeu, cego mas não de nascença, mendigo, o nome de seu pai era Timeu e podemos deduzir que era bastante conhecido naquela região, não encontramos mais nenhuma informação sobre ele na Bíblia.
Porem o historiador judeu Flavio Josefo, nos da algumas informações sobre seu pai, o que nos ajuda compreender um pouco mais sobre a vida e a situação daquele homem. 
Segundo Josefo. Timeu era um general que serviu o exercito de Israel em Betel, ao aposentar se estabeleceu naquelas regiões onde se tornou um prospero comerciante. No entanto quando Israel foi dominado por Roma teve seu bens confiscados e  sua aposentadoria cortada. A partir daí Timeu tornou-se revoltoso contra o império romano liderando varias rebeliões. Considerado uma ameaça ao foi caçado pelo império Romano, foi preso e condenado a morte de cruz. Após sua morte os olhos de seu filho foram arrancados como um aviso a todos que quisessem se rebelar contra Roma.
Na verdade Bartimeu não era seu nome e sim um pseudônimo, Bar significa filho e Timeu era o nome de seu pai, portanto Bartimeu significava  filho de Timeu. Bartimeu como ficou sendo conhecido era um homem desprezado e descriminado pela sociedade da época tanto por judeus como por romanos, devido a sua condição física, financeira e seu histórico familiar. O modo como era chamado era uma forma de lembrar sua desgraça, o termo Bartimeu era na verdade sinônimo de  uma maldição  herdada de seu pai.


CONFIANDO E QUEBRANDO BARREIRAS


A mensagem de Bartimeu e linda e sem duvida uma lição de vida para todos que a lêem. Considerado maldito por todos Bartimeu superou as barreiras impostas pela sociedade para alcançar sua redenção. Tinha todos os motivos para ser um revoltado e blasfemar contra DEUS, porem quando vemos a maneira que ele clama quando fica sabendo que JESUS estava passando por ali percebemos que ele estava aguardando pacientemente o momento de sua restauração. Uma demonstração clara do conhecimento da palavra de DEUS, sabia que se clamasse, Deus o ouviria como já tinha ouvido o clamor do povo no passado.
Êxodo 3 – 7
“Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento:”  
         Bartimeu também sabia quem é JESUS, e o que ELE representa, ao dizer SENHOR (ou JESUS) filho de Davi, estava chamando JESUS pelo titulo MESSIANICO dado a JESUS pelos profetas do passado, uma relação a promessa de DEUS para com Davi.

2 Samuel 7 – 12
“Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procedera de ti, e estabelecerei o seu reino”
         Bartimeu sabia exatamente o significado daquelas palavras e sabia que JESUS poderia restaurar sua vida, sabia exatamente quem estava passando por ali. Como judeu conhecedor da palavra de DEUS sabia reconhecer que era o MESSIAS tão anunciado pelos profetas do passado, e como bom ouvinte sobre as coisas que JESUS fazia e dizia entendeu a mensagem pregada por JESUS. Quando descobriu que estava diante da maior oportunidade de sua vida não teve duvidas e colocou a sua fé em ação, fé adquirida ouvindo sobre o que JESUS dizia e fazia. Sabemos que a fé é adquirida ouvindo a palavra de DEUS.
Hebreus 11 – 6
“De fato, fato sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ELE existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

         Sua situação deplorável não o impediu  de clamar por ajuda ao SALVADOR que passava por ali,e quanto mais era barrado, mais clamava por ajuda, até que  seu clamor ultrapassou as barreiras e chegou até os ouvidos do SENHOR.
         No outro lado da historia está JESUS. Que não conseguiu deixar de ouvir um clamor sincero movido por uma fé genuína e verdadeira. JESUS  não apenas curou a deficiência física de Bartimeu, JESUS reconstruiu seu corpo físico ( lembre-se que Bartimeu teve seus olhos arrancados), e também restaurou a sua vida. Ao mandar que fossem chamá-lo e que o levassem a SUA presença, JESUS restaura a auto-estima de Bartimeu, mostra o quanto ele era importante para DEUS, JESUS tira Bartimeu da beira do caminho para levá-lo ao centro das atenções, alem disso faz com que aquelas pessoas que o desprezavam o servisse levando-o para o meio da estrada onde estava JESUS, Bartimeu é tirado de um lugar de desonra para ser levado a um lugar de honrra na presença do MESTRE. Desse dia em diante o que era um sinônimo de maldição passa a ser uma referência de  fé, determinação e vitoria.

CONCLUSÃO

Quando prestamos a atenção na atitude de Bartimeu, devemos aprender que nunca devemos esmorecer, por mais difícil que a situação possa parecer, Bartimeu esmolava a beira da estrada, pois sabia que um dia JESUS teria que ir a Jerusalém e teria que passar por ali. Quantas vezes diante das dificuldades esmorecemos e acabamos por esquecer que JESUS está próximo de nós, deixamos de exercer nossa fé, esquecemos que um clamor sincero alcança os ouvidos do MESTRE, começamos a murmurar e isso impede que ELE ouça nossa petição, pois a murmuração esta mais alta que o clamor. Alem disso a murmuração não nos permite lembrar quem é DEUS, o que ELE faz por nos e principalmente o que ELE quer de nós. Se nosso clamor for sincero e movido por uma fé verdadeira certamente ELE nos ouvira em nossas horas de angustia.
Salmos 120 – 1
“ Na minha angustia clamo ao SENHOR, e ele me ouve”
         Outra  lição é aprender esperar o tempo certo, o tempo determinado por DEUS, e reconhecer quando este tempo é chegado. Bartimeu tinha todos os motivos  para ser um revoltado contra o mundo e contra DEUS. Não se sabe quanto tempo aquele homem viveu na escuridão até que a luz em sua vida fosse restaurada até que a luz fosse criada em sua vida, mas um dia ele pode ouvir com alegria  “Haja luz” (Genesis 1 – 3), pois o próprio criador da luz estava passando perto dele.
João 1 – 3 e 5
3 - “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele, nada do que foi feito se fez”
5 – “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem contra
ela‘”

         Exercer a fé e aprender aceitar o tempo de DEUS e não querer impor o nosso tempo a ELE, exercer a fé é reconhecer que DEUS tem o melhor para nós e a sua vontade deve imperar em nossas vidas seja qual for a situação.
         Seja qual for a situação que esteja passando não murmure, DEUS  não gosta de murmuração, ao contrario quanto maior a dificuldade, quanto maior as barreiras maior deve ser o seu clamor. E espere o tempo de DEUS em sua vida, com toda a certeza ELE tem o melhor para você..

Salmo 40 – 1 e 2
1 - “Esperei confiante pelo SENHOR; ELE se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro,
2 – Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos”

        
  
José do Prado Neto





35 comentários:

  1. Não encontrei no seu texto, acima, as fontes de sua pesquisa. Dizer o que foi dito de Bartimeu e de seu pai, sem indicar a fonte de onde se extraiu tal informação, pode ser considerada uma fraude literária.

    Em Cristo, Sandoval Juliano

    e-mail: opresbitero@sandovaljuliano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja tentei achar a fonte dessa informação e realmente a exegese é fundamentada na analise geral de um texto o livro de josefo pode ser considerado uma fonte de informação ligado a biblia ja que a historia dos hebreus esta ligada a biblia mas a informação estiver incompleta ela passa ase uma tese ou um presuposto e não uma verdade ,por isso que é importante bextrair do texto a exegese biblica ficamos apenas com que o texto nos expoe o resta é balela

      Excluir
    2. Precisamos de fontes fidedignas

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber porque quando voces fazem algum comentário sobre determinado assunto da bíblia , não é apresentado nenhuma base bíblica para termos a certeza do que está sendo dito é real pois eu não consegui achar em nenhum lugar da bíblia a respeito de Bartimeu e seu pai Timeu , e pelo fato de ele ter os olhos arrancados , por causa do erro do pai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A historia está relatada em marcos 10; 46, e sobre o pai de bartimeu foi o historiador flávio josefo, livro historia dos hebreus.

      Excluir
    2. ta mas onde no livro esta tem que citar a fonte e se realmente é segura

      Excluir
  3. Diáconos Paulo Vitor5 de abril de 2014 às 10:15

    Graças te dou meu Deus criador dos céus e da terra; lendo essa historia de Bartimeu cego filho de timeu a minha fé foi renovada, posso tirar 7 passos do pecador em direção a Cristo, 1-ouve sobre Cristo, 2-Clama por Cristo, 3-percebe sua miséria diante de Cristo, 4-CRÊ em Cristo e o profeta, 5-deixa os sinais da velha vida,6-o pecador vai a Cristo,7-o pecador segue a cristo. Diácono Paulo Vitor aconselhando os irmãos a estudar e orar com Determinação, a Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. em que pagina esta escrito essa historia de timeu no livro historia dos hebreus flavio josefo?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber qual a pagina esta escrito sobre timeu, no livro a historia dos hebreus flavio josefo não da as informaçôes descritas por favor me responda!.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz. Não existe essa "estória" (sobre Timeu) na História dos Hebreus de Flávio Josefo. Isso foi alguma ficção dos 'pregadores midiáticos" que inventaram para "encher" suas "mensagens". Porém NÃO existe fonte confiável dessa "estória" contada. Queridos, não tem fonte confiável de determinado assunto, então não façam igual a papagaio. PESQUISE antes de falar e não fiquem por aí atribuindo qualquer historinha à Flávio Josefo só porque é um dos historiadores mais conhecidos. Infelizmente o povo acredita em tudo que esses "pregadores midiáticos" falam. Oremos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se acha inteligente o suficiente me explique como vc ou um feto é e foi formado bonitao

      Excluir
  9. O QUE IMPORTA É O MILAGRE QUE JESUS FEZ NA VIDA DE BARTIMEU NÃO É MESMO POVO DE DEUS ,AO INVEZ DE FICAREM CRITICANDO DEVERIAM ESCREVER A REAL HISTORIA DE BARTIMEU JA QUE SABEM QUE É MENTIRA ESSA QUE ESTA ESCRITA AI

    ResponderExcluir
  10. eu acho, eu imagino, isso tem muita gente pregando o achismo e a palavra diz que nao devemos acrescentar nada, ou seja inventar .

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de informar, que o maior problema do povo de Deus é falar pelo que ouve e não pelo que lê. A Bíblia diz em Mateus capítulo 22, versículo 29 : " Errais por não conhecer as Escrituras..."
    Tenho a coletânea composta por nove volumes, de Flávio Josefo, e três volumes em um, sendo um trabalho compilado do referido autor. Nunca encontrei informações acerca de Bartimeu conforme foi mencionado no texto acima. Então pare de falar pelo que ouve e sim, fala pelo que você lê. Sendo assim, o texto não prospera pois, nele não há veracidade histórica.
    A Paz do Senhor para todos!
    Pastor Alessandro Trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A veracidade histórica que vejo nessa historia, é Jesus restaurando uma vida. O pior cego é aquele que não vê, quando olhamos apenas para as coisas pequenas deixamos de ver tudo o que Deus faz em nossas vidas. O fato de Bartimeu ter tido seus olhos arrancados, ou se Josefo fala dele ou não é irrelevante diante do que Cristo fez em sua vida. Vejo o relato referente a Timeu como ima ilustração no texto, uma ilustração que deixa bem claro que quando nos aproximamos e clamamos a Deus com sinceridade somos tirados de qualquer estado de miséria ou sofrimento. Portanto povo de DEUS vamos olhar para Deus e o que Ele faz por nós.

      Excluir
  12. Se a Bíblia apresenta a questão, ela mesmo deve respondê-la. O próprio Antigo Testamento por si só já faz este esclarecimento.
    Josefo foi um dos maiores historiadores de todos os tempos, entretanto no caso de Bartimeu e Timeu, a referência não é viável. Pois, não há comprovação de que Bartimeu teve os olhos vazados tampouco que seu pai era general, etc. Os textos do Novo Testamento chegaram até nós na língua grega. A palavra "cego" usado por todos os autores do NT é τυφλὸς (pronuncia-se "tiflós") Mat 12:22; 15:14; Mc 10:46, 51; Lc 6:39; 18:35; Jo 9:2, 18, 24; Atos 13:11; 2 Pd 1:9 e Ap 3:17.
    Já o Antigo Testamento foi escrito na língua hebraica, exceto 5 capítulos de Daniel que foram redigidos na língua aramaica. Há dois episódios de apresentam homens que tiveram seus olhos vazados: Sansão (Jz 16:21) e Zedequias (2 Rs 25:7). A Septuaginta é a tradução do Antigo Testamento para a língua grega produzida por uma comunidade judaica. Ela faz uso do termo ἐξετύφλωσεν (edzetíflossen) que significa "vazou, arrancou, danificou" (verbo indicativo ativo aoristo 3a pessoa do singular). Esta palavra é oriunda da palavra ἐκτυφλoώ (isto é, fazer alguém ficar cego, ferí-lo, arrancar seus olhos, etc) é o termo usado em Ex 21:26 "E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o DANIFICAR, o deixará ir livre pelo seu olho." Sendo assim, se Bartimeu fosse um cego vítima da crueldade que Sansão e Zedequias protagonizaram, o apóstolo Marcos teria escrito ἐκτυφλὸς (cego de olhos vazados) e não simplesmente τυφλὸς (cego).
    Forte abraço a todos,
    Pr. Roberto Júnior
    Fonte: Bíblia Sagrada e Septuaginta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor muito bom esse esclarecimento parabéns.

      Excluir
  13. Sou Pastor e me chamo Saulo. Queridos, se a Bíblia fosse relatar tudo nos seus mínimos detalhes não seria a Bíblia, seria uma enciclopédia impossível de levar à Igreja ou a qualquer outro lugar. O fato de detalhes não estarem relatados não os invalidam. A história judaica é estuda por diversos estudiosos, inclusive as informações sobre a história de Bartimeu são levadas aos cursos de teologia e condiz com o que vi. Além de Pastor sou professor de história, Língua Portuguesa ,filosofia sociologia. O simples fato do texto apontar a expressão "filho de Timeu" que está entre vírgulas, demonstra a intenção de Marcos identificar que Bartimeu não era uma pessoa comum. A história dele e de sua família não diminui a grandiosidade do feito de Cristo, mas a valoriza, pois vemos que Jesus não só pode mudar histórias que já nasceram escritas, como quando curou um cego de nascença, mas histórias escritas no decorrer da Vida das pessoas. Os fatos históricos valorizam até mesmo para debater com ateus ou com aqueles que querem diminuir os feitos de Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Sou Pastor e me chamo Saulo. Queridos, se a Bíblia fosse relatar tudo nos seus mínimos detalhes não seria a Bíblia, seria uma enciclopédia impossível de levar à Igreja ou a qualquer outro lugar. O fato de detalhes não estarem relatados não os invalidam. A história judaica é estuda por diversos estudiosos, inclusive as informações sobre a história de Bartimeu são levadas aos cursos de teologia e condiz com o que vi. Além de Pastor sou professor de história, Língua Portuguesa ,filosofia sociologia. O simples fato do texto apontar a expressão "filho de Timeu" que está entre vírgulas, demonstra a intenção de Marcos identificar que Bartimeu não era uma pessoa comum. A história dele e de sua família não diminui a grandiosidade do feito de Cristo, mas a valoriza, pois vemos que Jesus não só pode mudar histórias que já nasceram escritas, como quando curou um cego de nascença, mas histórias escritas no decorrer da Vida das pessoas. Os fatos históricos valorizam até mesmo para debater com ateus ou com aqueles que querem diminuir os feitos de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. É de boa prática, sempre que citar um livro, mencionar o endereço da citação, Chamamos de bibliografia.
    Assim, os que são como os de Beréia, poderemos examinar os originais e ver se as coisas são de fato assim... Fica a dica!

    ResponderExcluir
  16. Em que página do livro de Flávio josefo tem essa história?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber em qual livro de Flávio Josefo tem esta citação.Aqui veio um pastor pregar( na minha igreja) e ele disse que os olhos foram arrancados.

    ResponderExcluir
  18. Precisamos entender algo muito importante. A Bíblia ela não deve ser interpletada, mas sim revelada a uma situação em que o Espírito Santo deseja falar no momento atual. A Profecia deve ser entendida como uma novidade de vida para quem busca um JESUS que morreu mas que ressuscitou e está vivo para todo o sempre;sempre.entendimento de perfeita comunhão com DEUS. Só através da revelação é que a Palavra de Vida torna-se Palavra Viva e eficaz ( Hebreus 4.12).A Palavra revelada tem origem na eternidade e chega ao coração do homem que está em perfeita comunhão com DEUS. Essa passagem nos traz para os dias de hoje. Que Jesus pode fazer o impossível aos nossos olhos acontecer em nossas vidas. Para isso é preciso Fé. Sem fé é impossível agradar a DEUS. O Cego Bartimeu representa todos nós que estávamos destituídos da Glória de DEUS. Mas quando o cego Bartimeu que estava à beira do caminho ouve que Jesus passava por ali. Ele então começão a clamar. A Nossa fé vem por ouvir e ouvir a Palavra de DEUS. Muitas vezes, a multidão que representa o mormorar, as muitas vozes do mundo. Fazem com que percamos a oportunidade de achegarmos a JESUS. Mas o Cego Bartimeu não deu ouvido a multidão que deseja impedí-lo de ver a verdadeira luz que é JESUS, Então ele clama mais intensamente( Jesus Filho de Davi tem misericórdias de mim) e JESUS para e manda-lhe chamar. O Clamor do Cego Bartimeu rompeu as barreiras que o adversário de nossas almas sempre tenta impedir para nos tirar a recompensa da Graça do Bem Maior: a Salvação. Bartimeu estava alí disposto a buscar aquilo que ele não tinha.Ver a Luz, E quando Jesus dele se aproxima, Bartimeu não estava mais com a Capa imunda, que fala do Velho Homem, que precisamos deixar para trás, no mundo e chegar até a Jesus pelo seu chamado. Que queres que eu te faça? Que eu Veja. Lembremo-nos aqui, que Bartimeu não pediu esmolas a Jesus pediu uma Benção e Jesus lha deu. A Tuas Fé te Salvou. Então, ele restaurado por Jesus passa a ver aquele que é a Salvação. JESUS.Vai a Tua Fé te Salvou. Glórias a Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  19. Todo Artigo, Monografia, Tese, Antitese etc, Devem conter suas fontes de pesquisas e os excertos com o nome do autor, obra, página , ano etc.
    Comentam sobre Timeu e falam que é comentário de Josefo sem citar página etc. Torna-se sem valor algum, mas pode ser uma mentira monstruosa do qual se colocam como falsos mestres e falsos pregadores nos púlpitos.
    Mentável...

    ResponderExcluir
  20. eu tenho uma unica opinião quantas vidas estão sendo edificada com essa discussão
    eu acharia mais viável vcs ir ganhar vidas pra JESUS CRISTO
    do que ficar discutindo algo que não vai edificar ninguem

    ResponderExcluir
  21. A Biblia é explicada por ela mesma. Quando ela não explica, qualquer elucubração é inócua, isto é, sem qualquer validade.

    ResponderExcluir
  22. Engraçado que muitos citam ,que foi Flávio Josefo , que citou esse argumento de Timeu e seu filho, mas não citam a página e o livro de Flávio Josefo , foi tirada essa informação !

    ResponderExcluir
  23. ESQUEÇAM JOSEFO ESQUEÇAM TIMEU, NÃO IMPORTA A HISTÓRIA DELES O QUE IMPORTA E ESTÁ ESCRITO OEKA REVELAÇÃO E UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO FOI O MILAGRE OPERADO POR CRISTO. ESSE É O PONTO CENTRAL E ISSO BASTA PARA EU TER ARGUMENTO PARA LEVAR AO CONHECIMENTO DAQUELE QUE CRISTO QUER SALVAR. SE TEM DUVIDAS ORE POIS JESUS IRÁ TE RESPONDER PIUS ELE NÃO É DE CONFUSÃO NEM TE DEIXARÁ SEM SABER A VERDADE. MUITA TEOLOGIA, MUITA SABEDORIA HUMANA SÓ TRARÃO DISCUSSÕES COMO ESTA QUE NÃO LEVARÁ A LUGAR ALGUM. OREM E PEÇAM SABEDORIA E GRAÇA A DEUS E ASSIM FICARAM MAIS PRÓXIMOS DE DEUS.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da abrangêcia da mensagem. O apóstolo, disse que devemos tirar o melhor daquilo que aprendemos e guardar para nós. A Bíblia é a base da verdade e se você a estuda sem dúvida nada pode lhe confundir. Então, parabéns ao ator desta mensagem.

    ResponderExcluir