QUANDO AS PALAVRAS SÃO PECADO


 Mateus 12:36
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

Teremos que dar conta de toda palavra inútil que sair de nossa boca.

Mateus 5:37
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Nosso falar deve ser um só, devemos ser decididos, se dizemos sim, que nossa atitude seja sim, se dizemos não, que nossa atitude seja não; não podemos ser pessoas de meias palavras.

Efésios 4:29
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Tudo o que dissermos deve servir para a edificação, não devemos proferir palavras que possam prejudicar de alguma maneira outras pessoas. Já que nos tornamos novas criaturas (fomos transformados em filhos de DEUS) devemos falar em uma nova linguagem.

Colossenses 3:9 e 10
9 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Êxodo 20:16
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

João 1:12
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Não devemos mentir, pois quando nos convertemos fomos transformados em novas criaturas, não mais criaturas, mas sim filhos e filhas de DEUS e o pecado já não cabe mais em nós. O nono mandamento manda não mentirmos.   


Mateus 5:33 a 37
33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

O crente não deve querer aparecer, seja com atos ou palavras, e principalmente deve saber controlar sua língua, falar somente o que pode fazer, e fazer tudo aquilo que falar. Se fizer algum tipo de juramento cuidar para que esse juramento seja cumprido.

1 Tessalonicenses 5:18
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Dar graças em tudo que nos acontece, mesmo em meio às dificuldades, alem de agradar a DEUS, essa atitude nos fortalece, fortalece porque agrada a DEUS.

Efésios 4:29
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Palavras de murmuração somente afastam as pessoas de DEUS. O livro de Números em seus capítulos 13 e 14, conta-nos como o povo de Israel murmurava contra DEUS, mesmo vendo todas a maravilhas que DEUS havia feito. Conta também o que aconteceu a eles devido a essa murmuração.

Números 14:11 e 12
11 - E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
12 - Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.

A murmuração é vista por Deus como desprezo a ELE, e isso é uma das coisas que DEUS não tolera. Como receber a benção de DEUS se o desprezamos. Sabemos que a melhor forma de agradar a DEUS é através de nosso testemunho.

José do Prado Neto








Faça Como Ele


O apóstolo Paulo nos desafia: Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo. 1 Coríntios 11.1.

Estas palavras foram ditas aos de coríntios, pois Paulo era o mais próximo que aquele povo podia conhecer de forma concreta sobre Jesus, pois nenhum evangelho ou texto se quer, havia sido escrito sobre seus feitos, sendo assim, Paulo era a testemunha viva dos exemplos de Jesus.
O que não acontece hoje conosco, devemos seguir a Cristo, imitando-O em tudo.
Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como Ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! Efésios 5.1-2


Sempre que precisarmos decidir, devemos perguntar: “Em meu lugar o que faria Jesus?”
Você acredita que Jesus faria diferente?
Procure fazer como Ele e verás como tudo terminará bem.
Faça de Jesus seu exemplo. Imite-o em tudo que fizer!
Faça como Ele e Viva Feliz.

Deus te abençoe

Pr. Luis Antônio de Freitas
pr.luisfreitas@gmail.com





Ame Uns Aos Outros






Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. 
João 15.13-14.






A medida do amor de Cristo pelos Seus amigos foi demonstrado pelosacrifício antecipado na cruz, este foi o ápice do amor.
Jesus coloca um “limite mínimo” para amar verdadeiramente um amigo, ou seja, “dar a vida por ele”.
Amizade de Damão e Pítias (Mitologia Grega). 
Na mitologia grega, a lenda de Damão e Pítias simbolizam a confiança e a lealdade de uma verdadeira amizade. Por volta do século IV A.C, Pítias e seu amigo Damão, ambos seguidores do filósofo Pitágoras, viajaram a cidade de Siracusa (Silícia). Pítias foi então acusado de tramar contra o tirano Dionísio I  Como punição pelo crime foi condenado à pena capital.
Aceitando a sentença de morte, Pítia pediu ao soberano que lhe permitisse voltar para casa pela última vez com o fim de resolver negócios pendentes e dar adeus a sua família. Dionísio aceitou desde que o amigo Damão ficasse em fiança para cumprir sua sentença.
O tirano Dionísio estava convencido que Pítias nunca retornaria e no último dia do prazo dado a Pítias para estar de volta a Siracusa, o soberano estava pronto para fazer cumprir sua sentença. Quando o verdugo estava para executar Damão, Pítias retornou.
Desculpando-se pelo atraso, Pítias explicou que tudo se deveu ao ataque de piratas que capturaram seu barco durante a viagem de volta a Siracusa e o jogaram ao mar, tendo que nadar até a praia e tomar o rumo da cidade o mais rápido possível chegando ao último átimo antes da execução de seu amigo para salvá-lo. Dionísio, estupefato e surpreso com a lealdade de Pítias e a confiança inabalável de Damão, decide libertar ambos e mantê-los como conselheiros em sua corte.
Creio que a instrução bíblica não é que “saiamos morrendo literalmente por ai”.
 Devemos amar uns aos outros como Jesus nos amou, a ponto de dar a sua vida por nós. Há outras maneiras de praticar o amor sacrifical; ouvir, ajudar, encorajar, consolar, doar, etc. Pense em alguém em particular que precisa deste tipo de amor hoje.
Dê todo o amor que você puder, então tente dar um pouco mais.
Como é gostoso e confortável ser amigo de Cristo, contudo esta amizade não elimina a necessidade de obedecê-lo.
Ame uns aos outros.

Deus te abençoe

Pr. Luiz Antonio de Freitas
pr.luisfreitas@gmail.com












Coincidência ou providencia


Às vezes acontecem coisas que não conseguimos entender, pensamos ser coisas do acaso, do destino ou pura coincidência, no entanto para aqueles que conhecem a Deus e a sua palavra (Bíblia), sabem que as providências de Deus são presentes em nossas vidas.
Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. 
Efésios 1.11.


Dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior, João não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa que não fosse palpável ou que seus olhos pudessem ver. Certo dia, quando ele já estava fechando a farmácia, chegou uma criança com um bilhete nas mãos, solicitando um remédio. Ele disse que já estava fechado, mas a criança, com lágrimas nos olhos, informou-o que sua mãe estava muito doente e precisava com urgência daquela medicação. Devido à insistência da menina, mesmo contrariado resolveu reabrir a farmácia e vender o remédio, mas, devido à sua insensibilidade e àquele nervosismo, nem acendeu a luz e acabou pegando o remédio errado, cujo efeito poderia levar aquela mulher a óbito. Em pânico, tentou alcançar a criança, sem êxito. Voltou para a farmácia e, sem saber o que fazer, com a consciência pesada e com muito medo - de ser processado ou até mesmo preso, de perder tudo o que levou a vida inteira para construir - instintivamente fez algo que nunca havia feito: ajoelhou-se e orou. Mesmo sendo um ateu, seu espírito o levou a buscar o Criador e clamar por ajuda. Enquanto falava com Deus, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao se virar,  deparou-se com a criança: Senhor, por favor, não brigue comigo, mas é que eu caí e quebrei o vidro do remédio; por favor, me ajude a ajudar minha mãezinha. O senhor não poderia me dar outro?

Portanto, fiquemos firmes O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. 
Hebreus 4.15-16.
Creia nisso! Com nosso Deus receberemos suas providências, ou seja, socorro, cuidado e proteção.

Deus nos abençoe

Pr. Luiz Antonio de Freitas
pr.luisfreitas@gmail.com




De geração em Geração




Só o SENHOR, é Deus. Portanto, ame-O com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as suas leis e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. 
Deuteronômios 6.4-7.






Normalmente quando estou com crianças, juniores ou pré-adolescentes, faço algumas perguntas referentes às histórias bíblicas e tenho me surpreendido, pois dificilmente encontro alguém da nova geração que as conheçam com detalhes.     
As gerações futuras dependem da fidelidade dos “transmissores da verdade” de hoje. Se ensinarmos nossos filhos a respeito do Senhor, eles também ensinarão os seus e assim por diante. Se falharmos, poderemos interromper o elo, tirando a oportunidades das novas gerações de conhecerem os grandes a feitos do Senhor Deus através da história. Gostaríamos de ver nossos filhos e todos os jovens que encontramos hoje, afetando beneficamente o futuro.

Agora se quiser que seus filhos e as gerações futuras alem de aprender, amem a Deus de todo o coração e o sirvam com alegria fale (Leia, ensine) para Eles as histórias e viva de acordo com os ensinos da (Bíblia); mostre amor, tolerância, disciplina, paciência etc.
Seu lar é a melhor escola, você o melhor professor (a) a bíblia o melhor livro, e Deus é o melhor “coordenador didático" que já existiu.
Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão. 
Apocalipse 1.3.
De geração em geração, sejamos felizes.

Deus nos abençoe

Pr. Luiz Antônio de Freitas
pr.luisfreitas@gmail.com






Fé Viva e Experimental






Sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Tiago 1.2-3




Os melhores tempos de relacionamento e as maiores lições de Deus para nossas vidas acontecem em meio às crises. A crise molda o caráter, trás crescimento. A crise é uma excelente ferramenta que o Espírito Santo que usa para nos aproximar de Cristo e nos proporcionar grandes experiências.              
Provavelmente você vai chegar à conclusão que se aprende mais nas tempestades dos que nos tempos de tranquilidade, haja visto o quanto se ensina no texto onde “Jesus acalma a tempestade”. Ali, os discípulos estavam com medo da tempestade, depois da experiência vivida, ficaram espantados com a grandeza e poder
de Cristo; ficaram com temor reverente.      
O medo e a falta de fé vêm à tona por um único motivo: Eles não sabem quem é Jesus! Quando passa o medo da tempestade e da morte, eles são acometidos por outro tipo de temor; uma sensação de assombro, porque Deus estava bem ali. Eles passaram a ter uma fé real e experimental e não uma fé imaginaria de alguém que disse, eles próprios viram acontecer, experimentaram, tocaram.
Você já experimentou algo assim? 
Deus está nos desafiando a ter uma fé viva e experimental e não uma fé “de alguém me disse”.
Deus pode fazer por você grandes e poderosas coisas e se você estiver vivendo “crises, tempestade”; saiba que Deus é socorro presente, este é o tempo para clamar a Deus, pois Ele nos ama e tem prazer em cuidar de nós.
Neste final de semana viva intensamente o Senhor.
Tenha uma fé viva e experimental.

Deus te Abençoe

Pr. Luis Freitas
pr.luisfreitas@gmail.com




ARREPENDIMENTO


Salmos 51:
1 -TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 - Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3 - Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 -  Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
5 - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 - Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7 - Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 - Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9 - Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
11 - Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
13 - Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
14 - Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
15 - Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
16 - Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17 - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
18 - Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19 - Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Antes de falarmos de arrependimento, temos de saber arrepender-se. Saber do que se arrepender.          

Apocalipse 2:21
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.

O versículo nos fala de prostituição, no velho testamento muitas vezes Deus alerta seu povo a não se prostituir com ídolos, assim sendo  prostituição, idolatria, são coisas que fazemos que desagradam a Deus e a isso damos o nome de pecado.


1)- PECADO:

Romanos 3:23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

O versículo afirma que todos nós pecamos, portanto, somos pecadores e estamos destituídos da gloria de Deus, ou seja, perdemos nossa comunhão com Deus, e nos distanciamos Dele.
             
 2)- O QUE É PECADO:

Para isso vamos voltar ao inicio de tudo; a criação do homem.

Gênesis 1:26 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Gênesis 1:27
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Fomos formados perfeitos como Deus é perfeito, fomos feitos limpos sem maldade, especiais, e, se fomos feitos assim, porque fomos destituídos  da  glória de Deus ?
              
3)- DESOBEDIÊNCIA:

Gênesis 2:16 e 17
16 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
 17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Uma ordem dada por Deus ao homem, de certa forma uma condição para que o homem mantivesse a sua perfeição.

Gênesis 3: 6 e 7
6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Este texto nos relata o não cumprimento de uma ordem dada diretamente por Deus ao homem. Na verdade o pecado é desobediência, a palavra de Deus ou as suas ordenanças. Quando Adão e Eva provaram daquele fruto que Deus havia proibido, desobedeceram a uma ordem especifica desagradando assim a Deus.

Um aviso:     

Gênesis 2:17
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

A desobediência levou a morte, não a morte física, mas a morte espiritual, essa morte significa a perca da comunhão com Deus.
        
PECADO = morte para com Deus.
Diante desta situação de morte o que resta ao homem?
        
Resta somente o arrependimento
ARREPENDER-SE = lamentar-se ação ou atitude anterior, mudar de opinião.

Para que o homem possa novamente adquirir a gloria de Deus é necessário um verdadeiro arrependimento vindo de Deus.
         
VERDADEIRO ARREPENDIMENTO.

Para entendermos vamos analisar dois tipos de arrependimento.
 

1)- ARREPENDIMENTO CORRIQUEIRO:
             
Um ato que estamos constantemente praticando em nosso dia a dia, um ato que não tem relação nenhuma com Deus, remorso.
          
 2)- ARREPENDIMENTO VINDO DE DEUS:
             
 Implica primeiramente no reconhecimento da condição de pecador

Salmos 51:4 e 5 
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

CONDIÇÕES PARA O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

 1)- O RECONHECIMENTO DO ERRO OU PECADO:
          
 Salmos 51:3
 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Em primeiro lugar temos que reconhecer que erramos, onde erramos e como erramos, e o que nos levou a esse erro, para podermos assim saber do que lamentar ou arrepender-se. Esse conhecimento nos é dado quando ouvirmos a palavra de Deus e aprendemos que erramos e precisamos mudar de caminho. Se um motorista não conhece as leis de transito não vai saber que deve parar no farol vermelho, dessa maneira ele precisa buscar o conhecimento das leis para que não cometa erros que possam levá-lo a uma situação onde possa ser punido.

2)- MUDANÇA:
Salmos 51:10
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
RENOVAR = tornar novo
                 
Quando buscamos esse arrependimento, buscamos uma renovação com Deus, buscamos tornar-nos novos e mudamos por Ele.
3)- A RENOVAÇÃO:  

João 3: 1 a  8
1 - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2- Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Essa renovação implica em um novo nascimento, buscar o conhecimento da palavra de Deus nos leva ao arrependimento que nos leva a um novo nascimento que por sua vez nos traz mudança total na vida. Se não houver renovação ou mudança não houve arrependimento, quem se arrepende verdadeiramente nunca mais volta a praticar os mesmos atos e muda totalmente.

4)- BENEFICIO DO ARREPENDIMENTO:
Lucas 15: 11 a 32
11 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 - E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 - E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
15 - E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
16 - E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
17 - E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 - Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
20 - E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 - E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 - Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
23 - E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
25 - E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
26 - E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 - E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28 - Mas ele se indignou, e não queria entrar.
29 - E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
30 - Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 - E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
32 - Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

O reconhecimento de um erro nos traz um grande beneficio perante Deus versículos de 21 a 32Quando aquele moço reconhece a situação em que ele se encontra e o que o seu pai pode lhe oferecer então ele se arrepende (lamenta verso: 17), se coloca na presença de seu pai com humildade verso 21O beneficio desta atitude foi o total perdão do pai o esquecimento das ofensas, quando nos arrependemos verdadeiramente e nos voltamos para Deus com sinceridade Ele nos perdoa e esquece realmente de nossos erros e nos da vida nova.
              
O RESULTADO

Salmos 51:13
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

O resultado do arrependimento verdadeiro é sentir a alegria da presença Divina em nossas vidas e divulgar e ensinar aqueles que ainda não conhecem a sua palavra, ou seja, o arrependimento nos leva ao cumprimento das tarefas dadas a nós por Deus com respeito à divulgação da sua palavra 

Marcos 16:15 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


José do Prado Neto